Um técnico de segurança no trabalho, assim como qualquer outro profissional, precisa saber como apresentar uma proposta de serviço, que não apenas atraia os seus clientes, mas também seja executável e eficiente.

Dentre os principais serviços que este profissional realiza nas empresas, podemos citar as inspeções de segurança. Sendo assim, é fundamental saber como evidenciar sua necessidade por meio de um documento, que formaliza um acordo entre ambas as partes.

Por isso, neste conteúdo, mostraremos as melhores práticas para se fazer uma proposta de serviço de segurança e saúde do trabalho apresentável. Quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de conferir a leitura deste artigo!

Entenda o que são inspeções de segurança

De forma simplificada, inspeções de segurança são conjuntos de procedimentos que têm como principal objetivo a detecção de riscos e perigos de acidentes, possibilitando que medidas de controle possam ser colocadas em prática, em relação aos aspectos que estejam fora das conformidades de segurança e qualidade no ambiente de trabalho.

É correto afirmar também que as inspeções de segurança atuam com o intuito de eliminar causas potenciais de acidentes e doenças ocupacionais. Ou seja, uma inspeção no local laborativo é um dos processos de antecipação das intempéries, no que se diz respeito à segurança e saúde no trabalho, mais relevantes.

Por isso, é essencial que as empresas contratem profissionais qualificados e especializados na área para que adotem os procedimentos necessários, identificando riscos e perigos de baixo, médio e grande porte que podem ser causas de acidentes.

Nos próximos tópicos, mostraremos as melhores práticas para que você elabore uma proposta de serviço irrecusável.

Demonstre que você tem autoridade sobre o assunto

Antes de elaborar uma proposta, é preciso, sem dúvida, demonstrar que você tem bastante conhecimento a respeito da área em que está atuando. Para isso, considere focar no serviço que oferecerá ao seu cliente e invista todo seu empenho em fazer com que ele entenda como funciona.

Além disso, demonstre que você sabe exatamente o que será preciso para que os procedimentos de inspecionamento de segurança no ambiente de trabalho sejam cumpridos de acordo com as exigências dos órgãos regulamentadores, e que você é o profissional mais adequado para atendê-lo.

Procure ser didático na hora de demonstrar como os serviços serão prestados, educando o seu cliente. Quanto mais conhecimento ele tiver, mais confiança terá na hora de fechar negócio.

Ofereça referências

Apesar de estarmos vivendo em um mundo digitalmente globalizado, no qual as formas de fechar negócio estejam mudando, o boca a boca continua sendo uma das maneiras mais eficientes de propagar a reputação de um profissional ou empresa.

Dito isso, não hesite na hora de pedir que seus clientes anteriores deixem suas opiniões por escrito no documento que formaliza a proposta de serviço, além de citar seu trabalho nas referências.

Caso você esteja presente nas redes sociais ou plataformas digitais que reúnem profissionais e empresas do segmento, seus serviços podem ser avaliados de maneira que fique evidente para todos, o que torna o processo ainda mais eficiente.

Seja objetivo

Dissemos em um dos tópicos anteriores que é importante ser didático e educar o cliente, correto? No entanto, isso não significa que ele quer ou que precisa saber detalhadamente sobre cada etapa da execução dos serviços que você propõe, principalmente quando falamos da parte burocrática.

Seja claro e vá direto ao ponto. Descreva apenas os aspectos de relevância para o planejamento e execução, sempre agrupando os valores em categorias ou pacotes sucintos.

Lembre-se de que propostas altamente detalhadas podem gerar mais confusão do que esclarecimento, deixando o seu cliente com receio em fechar negócio, ou até se sentindo no direito de barganhar reduções nos valores.

Apresente mais do que preço e prazo

Uma boa proposta de serviço é capaz de agregar valor ao seu trabalho sem que seja necessário recorrer aos artifícios do preço e do prazo. O que queremos dizer é que, apesar da importância desses fatores, não devem ser a prioridade na hora de tomar uma decisão. Afinal, todos sabemos que muitas vezes “o barato sai caro”, não é verdade?

Acima de números em um papel, o que deve promover a venda de seus serviços é a confiança que o cliente tem em você. Portanto, desenvolva sua proposta de modo que ele tenha motivos para confiar.

No final, ao contratar o seu serviço, ele terá motivos para saber que você não apenas entregará os serviços dentro do prazo estabelecido, como também o preço cobrado é justo e valerá a pena.

Organize as informações do cliente no cabeçalho

Para concluirmos o nosso conteúdo sobre como elaborar uma proposta de serviço de segurança e saúde no trabalho eficiente, é importante mencionar a relevância da organização dos dados do cliente no documento.

A primeira página de sua proposta de prestação de serviços, geralmente, deve constar as informações sobre a pessoa a quem você se dirige. É onde também ficarão as assinaturas das partes envolvidas e o esclarecimento de todo o serviço que será realizado (em um breve resumo).

Além disso, é importante que em seu modelo de proposta de serviço tenha um cabeçalho com as informações legais sobre você, seja no papel de empresa ou de profissional autônomo.

No cabeçalho, devem constar, por exemplo, dados como o seu CNPJ, razão social, endereço da sede (quando houver), Inscrição Estadual, entre outras informações. Lembrando que na proposta também deve haver um destinatário especificado — no caso, o seu cliente — tendo o nome e o endereço preenchidos.

Como você pôde conferir neste artigo, um profissional da área de segurança e saúde no trabalho também deve saber como vender os seus serviços às empresas. Para isso, é fundamental que desenvolva uma proposta de serviço de maneira eficiente.

Logo, é preciso saber evidenciar as informações sobre os procedimentos que serão realizados de maneira didática e, ao mesmo tempo, resumida. Além disso, é necessário contar com boas referências no mercado e ser objetivo na hora de redigir o documento.

Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer uma proposta de serviço de segurança do trabalho? Quer compartilhar a sua experiência sobre o assunto com a gente? Então, aproveite os comentários para deixar a sua a opinião!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert