Você certamente já ouviu falar sobre o termo ROI, uma sigla para a expressão “Return over Investment”, ou, em português, “Retorno sobre Investimento”. A partir desse indicador, é possível entender quanto a empresa está ganhando (ou até mesmo perdendo) em cada aplicação feita. Calcular o ROI em segurança do trabalho torna-se, portanto, essencial para que a instituição saiba quais são as estratégias que mais oferecem resultados e são capazes de aproximar o negócio das metas.

No entanto, com tantas táticas existentes por aí, como saber a forma correta de calculá-lo e a sua importância? Para que você tire suas dúvidas em relação a esse assunto, elaboramos este post. Boa leitura!

Qual a importância de calcular o ROI em segurança do trabalho?

O crescimento de um negócio depende de sua constituição para que ele seja o mais sustentável possível. Isso faz com que não haja o inchaço na estrutura, que poderia levar à falência da empresa. Com o objetivo de possibilitar um desenvolvimento saudável, é necessário fazer investimentos corretos, especialmente em segurança do trabalho. A seguir, apresentaremos as principais vantagens desse cálculo. 

Prioriza investimentos mais rentáveis

Os recursos de uma empresa, principalmente os destinados a seu crescimento, são limitados naturalmente. Ou seja, não é possível utilizá-los todos de uma vez, tendo que selecionar a alocação de alguns deles. Com esse gargalo, o ROI serve justamente para que haja a priorização dos investimentos essenciais de elevados resultados na segurança do trabalho.

Logo, a partir dos cálculos de retorno, a administração financeira do negócio poderá dar preferência para aplicar no que dá um alto retorno, contribuindo para o desenvolvimento do empreendimento. 

Contribui para o planejamento estratégico 

A partir do momento em que a empresa dá prioridade para os investimentos e passa a analisar esses resultados, torna-se muito mais simples planejar os próximos passos do negócio, inclusive aqueles relacionados ao seu crescimento. 

Em vez de empreender apenas ações aleatórias, objetivando o desenvolvimento, o cálculo do ROI vai permitir com que a gestão consiga traçar estratégias eficientes e claras que levarão aos resultados esperados. 

Auxilia na tomada de decisões importantes

Em uma empresa, é preciso ter muita cautela ao tomar as decisões, sendo preciso consultar o planejamento, avaliar custos e entender o que é ou não necessário. Dessa forma, por si só o ROI já oferece uma vasta fonte de informações para a gestão do negócio. É possível, por meio dele, entender se o investimento em determinados produtos foi ou não benéfico, o que pode ser modificado no futuro, e quais são os melhores investimentos em cada situação.

Consequentemente, há um ganho em efetividade na tomada de decisões importantes, isso diminui as chances de a gestão ter de escolher iniciativas puramente subjetivas, além de reduzir as possibilidades de erros graves no andamento do negócio.

Otimiza o lucro da empresa

Ter um negócio lucrativo, com certeza, é um dos principais objetivos de todos os gestores. Sendo assim, por meio do cálculo do ROI em segurança do trabalho, é possível que haja uma contribuição nesse sentido. A partir dele, consegue-se eliminar os investimentos considerados ineficazes e, ainda, aumentar a lucratividade da empresa. 

Com o apoio desse indicador, os gestores podem utilizar o dinheiro da companhia da melhor maneira e investir no que realmente traz resultados para o negócio. 

Desenvolve cultura baseada em resultados

Proporcionar uma cultura eficiente significa que você vai estabelecer um conjunto de hábitos, valores e crenças em sua companhia. Para muitos empreendedores, uma boa cultura é essencial para a estratégia de atuação, objetivando funcionários motivados e bons resultados. Logo, é fundamental que ela seja focada em soluções.

Não basta que a liderança de seu negócio diga que tem uma cultura com esse foco, é preciso que ela mostre aos seus profissionais o que mais aprecia, monitora e deseja em relação aos resultados alcançados. No último caso, o ROI tem um importante papel para demonstrar o que de fato é efetivo. 

Cria projeções para o futuro

Por fim, o ROI também pode ser utilizado com o objetivo de elaborar projeções para o futuro. Imagine que você possa comprar equipamentos de segurança mais modernos hoje, mas não entende se será realmente um bom investimento. Portanto, poderá aplicar esse cálculo para fazer uma estimativa e entender qual é, realmente, a situação do negócio. 

Como calcular o ROI?

Calcular o ROI dos investimentos de sua empresa, independentemente do setor, é mais simples que imagina! A fórmula é a seguinte: basta subtrair o lucro do investimento pelo seu investimento inicial. O resultado gerado é dividido pelo investimento inicial. Para que você possa visualizar melhor, confira a equação:

(Lucro do Investimento – Investimento Inicial) ÷ Investimento Inicial, em que se considera:

  • Lucro do Investimento: o valor resultante do lucro daquele investimento
  • Investimento Inicial: o valor do investimento em todo o processo

No entanto, antes de partir para o cálculo, é necessário que você saiba exatamente quais são os seus gastos, até mesmo os menores. Por esse motivo é que a organização das finanças é tão importante, pois o número correto desse cálculo permitirá com que o resultado do seu ROI seja o mais exato possível. Dessa forma, considere todo o dinheiro que foi empregado no período estabelecido. 

Apesar de toda essa conta representar o retorno sobre o investimento de determinados setores de sua empresa, é importante que você não o enxergue como o “senhor da razão” em seu negócio. Ele é uma métrica como qualquer outra: a sua interpretação e observação tornam-se, portanto, essenciais para estabelecer estratégias de acordo com o resultado. A partir disso, conte com o apoio de sua equipe para estabelecer as prioridades da organização.

Com a leitura deste conteúdo, você pôde entender a importância do ROI em segurança do trabalho dentro de uma empresa, como ele pode ser aplicado e o porquê de você se preocupar com essa métrica. Por meio dos resultados obtidos, é possível estabelecer objetivos e investir naquilo que, além de importante para o negócio, também trará retorno financeiro.

O que achou deste conteúdo? Ficou alguma dúvida ou deseja acrescentar alguma vantagem do cálculo do ROI que não mencionamos? Deixe seu comentário!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert