Quando falamos em segurança do trabalho, você sabe quais são os principais equipamentos para hotelaria? Esse assunto é pouco debatido no setor, porém, de grande importância.

Apesar de algumas das funções desempenhadas em hotéis oferecerem poucos riscos aos colaboradores, como a dos recepcionistas, existem funções que devem ser mais monitoradas, como nos setores da cozinha, dos serviços e da limpeza.

O uso de EPI’s para hotéis é importante não apenas para proteger os colaboradores de riscos, mas também para que eles se sintam mais valorizados e cuidados pela empresa, podendo, assim, desempenhar melhor suas funções.

Foi pensando nisso que desenvolvemos este post, que apresentará os principais equipamentos de segurança para hotelaria. Então, não deixe de acompanhar os tópicos a seguir.

Calçado social ou tênis ocupacional

Garçons, seguranças e outros profissionais do ramo de serviços, que atuam nos hotéis, precisam estar com os pés protegidos, pois, caso haja quedas de equipamentos nos pés, isso evita que sofram ferimentos.

Dessa forma, existem dois modelos de sapato que podem ser utilizados por esses profissionais: o calçado social e o tênis ocupacional. Ambos unem conforto e segurança, são práticos e também muito duradouros.

O calçado social é confeccionado em couro, seu fechamento é com cadarço, tem palmilha de montagem em poliéster resinado e solado em PU Monodensidade, que é injetado diretamente ao cabedal.

Já o tênis ocupacional é feito de couro ou de microfibra e tem o fechamento em elástico, com aspecto menos formal do que o calçado social.

Luva térmica

Conhecida como mão de gato, as luvas térmicas são ideais para serem utilizadas nas cozinhas dos hotéis, para que os cozinheiros e auxiliares de cozinha possam manusear pratos quentes, bem como tirar alimentos assados dos fornos.

Esse tipo de luva é totalmente feito de silicone, com o punho reto. A ideia é que o equipamento proteja as mãos de quem o usa, sem que ocorram deslizamentos que possam levar o prato quente a cair sobre o corpo da pessoa, por exemplo.

Além da luva térmica, existem outros modelos que podem ser utilizados em hotéis, como as luvas de borracha, utilizadas para lavar a louça, protegendo o colaborador dos danos à pele que podem ser causados pelo contato excessivo com a água.

Avental de PVC

O avental é um item muito importante para quem trabalha em cozinhas, além de proteger os profissionais, ele também passa uma ideia de organização, caso algum hóspede peça para visitar o local.

Vale ressaltar aqui a importância de o material dos aventais ser o PVC, pois essa é a matéria mais adequada para esse tipo de peça. Aventais de tecido não protegem o cozinheiro, pois, se um alimento quente cair sobre seu corpo, o material não evitará as queimaduras.

É importante, portanto, que os aventais sejam feitos em PVC, com forro em poliéster e também soldados eletronicamente, para garantir a proteção dos colaboradores.

Touca TNT

As toucas também são muito importantes nas cozinhas dos hotéis, pois são itens que evitam danos aos cabelos dos cozinheiros e seus auxiliares, bem como garantem a higiene no preparo dos alimentos.

O material mais indicado para as toucas é o TNT, um falso tecido, com extremidades plissadas, o que possibilita que o processo de fabricação seja totalmente automatizado, evitando assim o contato manual e garantindo ainda mais higiene.

Também é importante atentar para a gramatura da touca, que deve ter cerca de 30 gramas. Gramaturas menores podem não proteger de forma adequada.

Luva de polietileno

As luvas de polietileno, ou plásticas, como são popularmente conhecidas, também são relevantes na cozinha dos hotéis, garantindo um preparo dos alimentos com segurança e higiene.

Tais luvas podem ser utilizadas para evitar o contato direto das mãos com os alimentos quando for necessário sovar pão, fazer um bolo, cortar legumes e frutas, entre outras atividades que exijam a manipulação de alimentos.

Botina com bico de aço

Os profissionais da limpeza, assim como os da cozinha, são os que mais estão expostos a riscos em um hotel. O calçado, conforme dito anteriormente, é um EPI que deve ser utilizado nesse tipo de estabelecimento, mas, entre os higienizadores, é importante que o sapato seja uma botina com bico de aço.

Trata-se de uma bota que, apesar de conter aço na composição, não é desconfortável. Ela é totalmente revestida em couro, tem fechamento em elástico e uma forração em tecido não transpirável, com solado e intensidade bicolor, com sistema de absorção de impacto, que é injetado diretamente ao cabedal.

Máscara respiratória

A máscara respiratória é indicada principalmente para os trabalhadores de hotéis que precisam utilizar produtos químicos, como os que fazem a limpeza de vidraças, das paredes dos quartos etc.

Esse tipo de máscara é um respirador isento de manutenção e que tem alto índice de proteção para os colaboradores. Trata-se de um equipamento feito com tecidos sintéticos e filtrantes, de modo que o funcionário não respire a poeira e os componentes químicos dos produtos, que podem ser prejudiciais à saúde.

A máscara também conta com uma válvula de exalação, dispositivo que contribui para a diminuição da temperatura no interior do respirador. Esse diferencial minimiza a condensação e a umidade, evitando o desconforto pelo uso do equipamento.

Placas de sinalização

As placas de sinalização são demasiadamente importante não apenas para a segurança dos colaboradores e dos funcionários, mas também dos hóspedes dos hotéis.

Uma das placas mais importantes é a de piso molhado, que deve ser colocada pelos faxineiros sempre que fizerem a limpeza do chão. Isso é importante para que sejam evitadas as quedas, por exemplo. Outras placas, como saídas de emergência, também são necessárias e inclusive exigidas por lei.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os equipamentos para hotelaria, ficou mais fácil de garantir a segurança para os colaboradores do seu hotel, não é mesmo? Então, basta seguir nossas orientações e garantir o uso desses itens em seu estabelecimento.

E, para entender mais sobre o assunto, recomendamos a leitura de nosso artigo “Você sabe como surgiram os EPI’s?”. Será uma leitura bastante produtiva para você!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert