A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, ou, como é mais conhecida, SIPAT, é um evento realizado anualmente por empresas para discutir o tema segurança e saúde do trabalhador com os seus colaboradores. 

A campanha é obrigatória e deve promover a conscientização sobre os perigos do ambiente laboral, a necessidade do uso correto dos EPIs, além de abordar sobre assuntos como doenças contagiosas e as formas de preveni-las, entre outros temas importantes.

Portanto, neste conteúdo mostraremos algumas ideias criativas que podem ser propostas na realização da SIPAT de sua empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura do artigo de hoje para conferir!

Por que a SIPAT é importante na conscientização sobre segurança do trabalho?

A SIPAT é parte de um conjunto de procedimentos e ações que têm a finalidade de promover e consolidar a cultura de segurança e saúde do trabalho nas empresas.

No entanto, as organizações brasileiras, de uma maneira geral, ainda carecem dessa cultura de segurança e saúde laboral. O que significa que grande parte dos empregadores têm pouco compromisso com medidas de prevenção de acidentes de trabalho, assim como muitos colaboradores também não dão a devida importância ao assunto.

O resultado é o alarmante índice de afastamentos por acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, além de demandas judiciais por questões de segurança e saúde laboral.

Dito isso, é imprescindível que a SIPAT seja valorizada, já que ajuda a disseminar o valor da segurança e saúde do trabalhador a empregadores e funcionários, favorecendo a redução dos casos de acidentes e afastamentos, aumentando a produtividade e reduzindo os custos nas organizações.

Quais ideias propor na SIPAT?

Diversos assuntos podem ser discutidos e ações implementadas durante a SIPAT. A seguir, mostraremos 6 ideias que podem ser propostas.

1. Incentivo à doação de sangue

Incentivar a doação de sangue é um tipo de iniciativa que pode ser feita durante a SIPAT e que promove a melhoria da imagem da empresa diante da sociedade, mostrando a importância de ser solidário e motivando mais pessoas a fazerem doações.

2. Realização de atividades saudáveis

Palestras sobre a importância de manter um corpo ativo e saudável podem ser apresentadas, informando sobre a necessidade de cuidar da saúde e como isso impacta na execução das atividades laborais (falaremos mais sobre isso adiante).

Os coordenadores da SIPAT podem promover aulas de ginástica, caminhadas, avaliações médicas gratuitas para os participantes e até mesmo contratar nutricionistas para informar sobre os cuidados com a alimentação.

3. Conscientização sobre doenças

A Norma Regulamentadora número 5 não exige que nenhum tema específico seja tratado durante a realização da SIPAT. Contudo, muitas empresas aproveitam o evento para conscientizar os seus empregados sobre a prevenção de doenças como HIV/AIDS.

É muito comum que palestras e atividades sobre temas como DSTs, AIDs, prevenção de acidentes, cuidados no trânsito, alcoolismo, tabagismo, estresse, ergonomia e acidentes domésticos sejam abordadas.

Afinal, a qualidade de vida, saúde e prevenção de acidentes são aspectos que requerem uma mudança radical na forma como os colaboradores pensam, o que impacta em suas atitudes durante o período de trabalho.

4. Estímulo do trabalho em equipe

O clima organizacional, principalmente quando há toxicidade nas relações de trabalho, é responsável por grande parte das doenças ocupacionais. Para melhorar o desempenho e atingir resultados satisfatórios, é necessário que os empregados trabalhem motivados e felizes.

Portanto, é muito importante estimular o trabalho em equipe e a parceria entre os funcionários. Para isso, deve-se evitar criar um clima de competitividade negativa entre os colaboradores.

5. Apresentação de palestras

De fato, as palestras são uma das partes mais importantes e que podem fazer a diferença durante a realização da SIPAT. Os mais variados temas podem ser abordados, fugindo da mesmice e engajando os funcionários.

Para que os eventos agreguem valor à empresa e aos seus integrantes, é necessário que atendam a alguns requisitos, como:

  • ter palestrantes com conhecimento inovador e relevante sobre os assuntos abordados;
  • a apresentação deve ser descontraída, leve e bem-humorada;
  • é necessário que a mensagem seja de aplicação prática e realista;
  • as apresentações devem ser personalizadas de acordo com as necessidades dos participantes, além de utilizarem a linguagem de comunicação da empresa;
  • é fundamental que a escolha dos palestrantes que se apresentarão na SIPAT seja decidida e devidamente organizada com antecedência ao dia da realização do evento.

Um palestrante habilidoso é capaz de fazer a diferença entre uma SIPAT bem-sucedida e um evento fracassado. Sendo assim, é imprescindível escolher bem os palestrantes, principalmente aquele que representará o evento, já que ele será responsável por criar um clima de aceitação aos demais palestrantes.

Evite economizar neste aspecto, já que um palestrante amador e inexperiente, por exemplo, pode comprometer o sucesso de todo o evento, acabando com a credibilidade da empresa.

6. Oferta de exames médicos gratuitos

Algumas empresas têm aderido a esta prática e isso tem inovado o setor, como foi o caso dos trabalhadores da Cotribá que tiveram a oportunidade de realizar diversos exames de saúde gratuitos. Para se ter uma ideia, mais de 30 funcionários foram atendidos em apenas um dia.

Segundo os dados do IBGE, cerca de metade da população nunca fez alguns dos exames médicos mais básicos, como o de visão. É o que foi constatado na prática durante a SIPAT realizada na Cotribá, já que muitos funcionários nunca haviam feito o exame.

Isso significa que oferecer exames médicos gratuitos não é apenas uma forma de se solidarizar com os colaboradores, mas sim um meio de evidenciar o nível de falta de preocupação com a própria segurança e saúde que grande parte dos funcionários têm e como isso está diretamente ligado ao índice de acidentes.

Como você pôde conferir neste artigo, é fundamental que a SIPAT seja um evento no qual todos os envolvidos, desde os responsáveis pela organização, passando pelos visitantes, até os colaboradores, vejam a oportunidade de trazer melhorias para o ambiente de trabalho e para suas vidas pessoais.

O artigo sobre as melhores ideias para propor para a SIPAT foi útil para você? Então siga-nos no Facebook para receber mais conteúdos como este e ficar por dentro das maiores novidades do mercado!

Powered by Rock Convert