No cotidiano de uma empresa, em que os trabalhadores lidam constantemente com altos riscos de acidentes e doenças ocupacionais, é muito importante saber o que é imperícia, imprudência e negligência.

Considerando que estamos acostumados a ouvir esses termos em casos de erros médicos, acidentes e todo o tipo de ocorrência negativa relacionada à saúde humana, é imprescindível implementar medidas preventivas — para assim, minimizar ou neutralizar os riscos e tornar o ambiente de trabalho mais produtivo e seguro.

Neste post, você entenderá o que é imperícia e quais as melhores práticas para evitá-la na sua empresa. Continue a leitura para saber tudo sobre o assunto!

O que é imperícia?

Primeiramente, é importante saber diferenciar os termos negligência, imprudência e imperícia, já que é muito comum que sejam utilizados erroneamente até mesmo por profissionais de segurança e saúde no trabalho.

Negligência

Consideramos negligência os erros cometidos por conta da omissão ou desatenção de um ou mais indivíduos. Uma pessoa negligente é aquela que tem a obrigação de estar ciente de uma situação para evitar um determinado problema, mas por causa de desatenção acaba perdendo o controle.

Imagine um operador de máquinas que sabe que um maquinário está apresentando defeitos, mas não solicita a manutenção do equipamento a tempo de evitar que outro trabalhador acabe se machucando. Neste contexto, é notável que o profissional não teve a intenção de ferir o seu colega de trabalho, no entanto, as suas ações geraram esse resultado, infelizmente.

Imprudência

A imprudência consiste em um caso um pouco mais grave, pois não é fruto de um descuido por falta de atenção. O fato é que, por mais que não haja a intenção de causar mal a um terceiro, o ato imprudente é realizado quando o indivíduo tem conhecimento a respeito das consequências que ele pode acarretar.

Em outras palavras, a imprudência ocorre quando uma pessoa tem conhecimento a respeito dos riscos de suas ações e, ainda sim, continua as praticando. Por exemplo, um indivíduo que dirige sob efeito de álcool.

Imperícia

Por fim, o ato de imperícia está diretamente ligado às ações que são realizadas sem que a pessoa domine a técnica específica sobre o que está exercendo. O termo é remetido à falta de habilidades e conhecimentos sobre uma determinada profissão ou assunto. É, sem dúvidas, o caso mais sério entre os três termos, visto que pode resultar em uma responsabilidade civil e até mesmo criminal entre as partes envolvidas.

Um exemplo adequado sobre o que é imperícia, de acordo com o contexto deste artigo, é o caso de um colaborador que não está devidamente habilitado para operar uma máquina ou consertar um equipamento na empresa e, mesmo assim, o faz.

Se ocorrer um acidente de trabalho ou uma doença ocupacional, decorrente de sua ação de manusear algo que não tem conhecimento técnico para fazer, certamente a consequência ocorreu por conta de um ato de imperícia.

Quais medidas tomar para evitar a imperícia?

Fiscalize constantemente a execução do trabalho

Para evitar que a velha política do “cada um faz como quer”, é fundamental que os processos operacionais e toda a execução do trabalho sejam constantemente fiscalizados pelo técnico ou engenheiro de segurança.

Além disso, é importante padronizar as metodologias e procedimentos, garantindo que fiquem todos alinhados em relação à forma correta de executá-los. Sem dúvidas, essa é a melhor forma de evitar falhas humanas, erros em potencial e, é claro, imperícia. Lembrando que a fiscalização constante também ajuda a identificar processos que podem ser melhorados, minimizando os índices de acidentes de trabalho.

Delegue funções para cada colaborador

O que é imperícia senão a ação de um indivíduo, não habilitado, realizar um trabalho ou uma função que exige conhecimentos técnicos específicos, não é verdade? Portanto, podemos afirmar que uma das formas de evitar a imperícia é delegar as funções dentro da empresa de maneira assertiva. Ou seja, atribuindo os trabalhos de acordo com as habilidades de cada profissional.

Afinal, não faz sentido colocar um operador de empilhadeira, para cobrir um soldador em sua ausência, ou vice-versa, concorda? O problema é que, não é incomum nos depararmos com os famosos “faz tudo” e, ainda pior, gestores que permitem que eles realmente se arrisquem a realizar tarefas que estão fora de sua área de conhecimento específico.

Qualifique os seus profissionais

Investir em segurança e saúde no trabalho, oferecendo treinamentos e qualificações aos colaboradores da empresa é uma das melhores formas de garantir a produtividade e evitar situações de imperícia. Quanto mais conhecimento os trabalhadores têm, menores as chances de ocorrerem falhas nas operações, já que um empregado que tem noção das consequências de uma imperícia, certamente, não a cometerá.

Além disso, vale lembrar que uma empresa composta por um time de funcionários competentes e altamente qualificados, se torna muito mais competitiva em seu mercado de atuação.

Forneça os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários

Para finalizarmos o nosso artigo sobre o que é imperícia não poderíamos deixar de citar um dos aspectos de maior importância em todo o processo: o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual adequados aos funcionários. Além de ser uma obrigação legal de todo empregador perante os seus funcionários, imposta pelas Normas Regulamentadoras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, fornecer os EPIs necessários de acordo com cada função exercida pode evitar acidentes e até mesmo salvar vidas.

Mesmo com todas as medidas preventivas, citadas anteriormente, incidentes ainda podem acontecer, caso o trabalhador esteja devidamente equipado com os Equipamentos de Proteção Individual para sua atividade laboral, as consequências podem ser amenizadas ou até neutralizadas.

Como você pôde conferir no conteúdo sobre o que é imperícia, ela faz parte da realidade de muitas empresas em nosso país. Entretanto, com políticas de segurança e saúde bem estabelecidas e um processo rígido de fiscalização, pode-se reduzir os índices de ocorrências decorrentes dessa ação.

Agora que você já sabe o que é imperícia e como implementar políticas internas para evitá-la na sua empresa, que tal saber mais sobre como fornecer EPIs? Então, entre em contato com a gente para que possamos ajudar!

Powered by Rock Convert