Quando o assunto é segurança no trabalho, cada aspecto deve ser considerado importante. Afinal, é ela que garante a saúde dos colaboradores, além de contribuir diretamente para um ambiente laboral mais produtivo.

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são uma das principais medidas preventivas de segurança no ambiente de trabalho. Por isso, saber escolher opções de qualidade é imprescindível.

Para encontrar os melhores equipamentos a preços justos, o gestor responsável deve atentar-se a alguns pontos principais na hora da escolha. E, no post de hoje, trazemos as informações essenciais para comprar EPIs de qualidade. Ficou curioso? Então, continue acompanhando!

Qual a importância dos EPIs para a segurança do trabalho?

Para encontrar os equipamentos de proteção individual adequados para as necessidades do colaboradores, é fundamental saber a real importância dos EPIs. A NR-6 determina que toda empresa deve fornecer equipamentos de proteção aos seus colaboradores.

Além disso, também é obrigação do empregador fornecer treinamento e garantir que os EPIs sejam utilizados da maneira correta. E, para garantir a segurança dos funcionários, é fundamental realizar manutenções periódicas nos EPIs da empresa.

Dessa maneira, é possível garantir que os equipamentos de proteção individual continuarão exercendo sua função.

Como escolher EPIs? Confira 6 dicas essenciais

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o assunto, confira nossas dicas para a escolha de EPIS de qualidade:

1. Escolha marcas de qualidade

O primeiro passo para comprar EPIs realmente adequado é: pesquisar todas as marcas, buscando referências de mercado. Se possível, priorize empresas que já têm um padrão de qualidade atestado por outros clientes.

Também é possível procurar feedbacks de outras pessoas que já compraram EPIs com aquele fornecedor. O importante é fazer de tudo para garantir que os equipamentos de proteção individual cumpram com seu objetivo.

Outro aspecto importante sobre a qualidade de um EPI é o Certificado de Aprovação, um documento obrigatório, que deve ser expedido pelo órgão nacional competente, de acordo com a NR-6.

“O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação – CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.”

2. Avalie o conforto dos EPIs

A qualidade não é a única característica de um equipamento de proteção individual adequado. Outro ponto de extrema importância é o nível de conforto do EPI, uma vez que ele será utilizado todos os dias pelos colaboradores.

Lembre-se: a segurança do trabalho não deve garantir apenas a integridade física do colaborador. Além disso, é de extrema importância promover a qualidade de vida no ambiente laboral, incluindo o conforto dos equipamentos de proteção individual.

Fornecer um equipamento de qualidade e confortável contribui diretamente para a produtividade dos colaboradores. Isso porque o funcionário se sentirá seguro e confortável para exercer suas funções da maneira adequada.

Também é imprescindível garantir que os EPIs não limitem os movimentos dos colaboradores, ou até mesmo atrapalhem a visão. Caso contrário, o equipamento de proteção individual não oferecerá a proteção ideal, podendo até mesmo contribuir para acidentes e falhas.

Os equipamentos de proteção individual devem ser completamente funcionais, e quanto mais fácil manuseá-los, melhor.

3. Conhecer o grau de proteção necessário para cada função

Para escolher os melhores EPIs, é imprescindível conhecer o grau de proteção adequado para cada função desempenhada na empresa. Existem algumas maneiras de identificar quais são os riscos presentes no ambiente laboral, como, por exemplo, o mapa de riscos. Esse documento é responsável por evidenciar todos os riscos presentes no ambiente laboral e em cada função exercida na empresa.

Dessa maneira, é possível identificar o nível de proteção ideal para cada colaborador, de acordo com suas necessidades. Após identificar todos os riscos presentes no ambiente de trabalho e nas funções exercidas pelos colaboradores, é possível avaliar quais serão os EPIs adequados.

4. Identificar quais são as principais exigências das NRs

Na hora de escolher os EPIs, é preciso escolher de acordo com as condições e regras exigidas pelas Normas Regulamentadoras. Por isso, ao escolher o seu fornecedor, verifique com antecedência se os produtos dele estão de acordo com as normas exigidas.

5. Avaliar o custo-benefício

Comprar EPIs de qualidade não significa necessariamente pagar caro. Por isso, na hora de fechar a compra de equipamentos de proteção individual, você deve analisar não apenas os pontos descritos acima, mas também o custo-benefício de comprar com aquele fornecedor.

Para encontrar bons equipamentos a preços justos, é recomendado analisar vários orçamentos de empresas confiáveis. Em seguida, basta fechar o negócio com a empresa que oferecer o melhor custo-benefício.

No entanto, lembre-se que os EPIs devem garantir a segurança dos colaboradores. Dessa maneira, evite comprar equipamentos de baixo preço e qualidade, pois os prejuízos causados em acidentes podem comprometer todo o custo-benefício.

6. Avaliar o suporte técnico

É bastante comum encontrar fornecedores de equipamento de proteção individual que não prestam um bom serviço de suporte técnico quando necessário. Por isso, antes de escolher de vez o seu fornecedor de EPIs, certifique-se de que a empresa possua um suporte técnico realmente eficiente.

Dessa maneira, em casos de dúvidas ou até mesmo problemas, você poderá entrar em contato com o seu fornecedor para se informar. Além disso, ainda existem empresas que auxiliam no processo de treinamento.

Esses foram os principais aspectos a se levar em consideração para escolha de EPIs de qualidade. Lembre-se de realizar essa decisão com bastante cuidado, sempre verificando a qualidade dos equipamentos de proteção individual.

Também é válido ressaltar que não basta apenas comprar o EPI e entregar aos colaboradores. Para garantir a segurança total, é preciso fornecer equipamentos confortáveis e principalmente orientar sobre as medidas de utilização.

Agora que você já sabe como escolher os melhores EPIs, não perca tempo e entre em contato com a Contuflex EPI. Somos uma empresa especializada em vendas de equipamentos de proteção individual, atuando no mercado há mais de duas décadas, fornecendo o melhor atendimento e as melhores marcas. Tire dúvidas ou solicite um orçamento aqui.

Powered by Rock Convert